Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo a tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a idéia de se utilizar um sino para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Assim acaba-se adotando o nome Samba do Sino. Houve a aceitação e respeito geral e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Carnaval de São Paulo 2013 Império da Casa Verde


Império da Casa Verde
Segunda noite: dia 9 de fevereiro de 2013 (sábado)
Local: Sambódromo – Grupo Especial ANHEMBI
Horário:- 05h10
* Os horários são previsões da Liga das Escolas de Samba de SP e podem sofrer alterações dependendo da duração de cada desfile

7- Império da Casa Verde
Samba-Enredo: “Pra todo mal há cura...e quem canta seus males espanta!"

Justificativa:

"A medicina se fundamenta na natureza, a natureza é a medicina, e somente naquela devem os homens buscá-la. A natureza é o mestre do médico, já que ela é mais antiga do que ele e ela existe dentro e fora do homem..."
(Paracelso)

Desde a origem da espécie, o homem procurou remédio contra ferimentos e doenças. Vestígios do neolítico mostram que já se conheciam as propriedades curativas de agentes naturais como à luz solar, o frio, o calor e a água. Entendida como meio de cuidar da saúde, a medicina existe desde então.

As relações entre filosofia, o viver em harmonia e a medicina estão presentes em todas as culturas, bem semelhantes, aliás, em sua origem.

A Império de Casa Verde pretende levar essa mensagem em seu carnaval, viver em harmonia de corpo e alma, cuidar da saúde dentro e fora do seu próprio ser, são medidas que podem prevenir muitas doenças. Ao fazer isso, a escola se inclui como receita de bem estar, pois afinal como diz o ditado: "Quem canta seus males espanta" e sambar é transpirar todo o stress do nosso dia a dia.

Canta meu povo e encanta, na sua arte de encantar, pois: "Quem canta, seus males espanta" e das dores da vida eu te faço esquecer. Vem, que o meu samba é o remédio que cura, toda e qualquer amargura, é o elixir do prazer.

Vem, que o "IMPÉRIO" te abre as portas do pronto socorro da alegria onde o "TIGRE" é o doutor que avia, neste raiar do dia, a receita do bem viver.

Vamos juntos contar uma história antiga, que a humanidade abriga desde o seu despertar. História que nasceu mágica e empírica, na tentativa dos males cuidar.

Em tempos idos, xamãs, magos tão sabidos, buscavam então encontrar a harmonia da vida humana, a fórmula do bem estar. É veio assim da natureza, a resposta do "X" da questão, fazendo valer o conceito, a receita do equilíbrio perfeito de "Mente sã em corpo são."

E tudo isso acontece, quando a civilização de seu berço resplandece, na Mesopotâmia, terra fértil entre rios, onde de ervas e flores um jardim se ergueu. Da interpretação dos sonhos à sabedoria , nasceu o diagnóstico e a Babilônia principia o que da terra brota, ensina o nascedouro da medicina, onde a cura floresceu.

De lá pra cá, o tempo percorre, avança e da terra dos faraós, o legado, a herança de um povo que unia conhecimento e mitologia, pratica e intuição, ao auscultar o peito, ao descobrir causa e efeito, fez escola, templo da cirurgia, a salvar vidas então.

Pela ciência terrena e providência divina, tratavam o corpo e espirito, viver e morrer era uma "VENTURA" tornaram-se sacerdotes da medicina, os deuses da cura.

Mas eis que uma luz brilha no horizonte e o oriente, orienta e inspira, estuda o corpo e o espaço, a harmonia de cinco elementos, cinco órgãos, a energia a que o universo conspira e lança, nos humores vitais para a sintonia, do homem e o cosmo, a balança. Pois no desequilíbrio mora a dor, a tormenta, no yin e yang a bonança da milenar filosofia.

E assim caminhou a humanidade em sua incessante procura, por um viver bem melhor e pra todo mal uma cura, visto que todos sofrem na vida, seja qual for à dor, até mesmo de amor, saudade ou desventura.

E alternativas surgiram, na busca de uma esperança para o que der e vier aonde à imaginação alcançar, seja na fé, na firmeza, nas forças da natureza ou nos poderes além, porque o bem não vive sem o mal e há males que vem para o bem.

Chega então o nosso tempo com todo avanço da ciência e da tecnologia que nos faz refletir assim; que do inicio ao fim, a cura vem da experiência, da sã consciência, privilégio do homem, a inteligência, que desde o principio estuda os mistérios da vida e experimenta, procura e descobre, os segredos da cura, dos males e das feridas que socorre, sara e salva.

SALVE! A natureza, mãe da medicina, mestre do médico, que tudo ensina, de toda droga verde que dela emana em sua essência mais pura. VIVA! A inteligência humana, obra prima da vida, que através da medicina se aventura, na busca do melhor tratamento, o remédio perfeito, pra todo mal a cura.

Alexandre Louzada - Carnavalesco

Letra do Samba
Compositores: Aldair, De Paula, Dney Sas, Romão, R. Silva e R. Ribeiro
Intérprete: Bruno Ribas

Brilhou o sol, iluminando um novo dia
A Casa Verde está em festa, num ritual de magia
Oh mãe natureza! Com suas riquezas
Emoldurada pelo Criador
Um lindo jardim se ergueu
A sabedoria enfim floresceu
Do Egito veio a medicina
A cura divina, vontade dos Deuses
Dos elementos, energia milenar
No oriente o equilíbrio alcançar

Atoto Obaluaiê...Obaluaiê
Peço a sua proteção, eu peço axé
Curandeiro, sou a cura e a salvação
Canto meu destino em oração

Quero falar de amor
A saudade se foi, não vamos chorar
Uma terapia pra curar a dor
O nosso remédio é sambar
Aplausos à quem pela vida sempre lutou
E assim mostrou, que a ciência é o caminho a seguir
Quem canta seus males espanta
A minha voz ninguém vai calar
Imperiano eu sou,
Não desisto de lutar!

Império é amor, paixão
A cura do corpo e do coração
Meu tigre guerreiro, é raça e emoção
A força de uma nação

Assista vídeo:

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)