Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Carnaval de São Paulo 2013 Vai Vai


Vai Vai
Primeira noite: dia 8 de fevereiro de 2013 (sexta-feira)
Local: Sambódromo – Grupo Especial ANHEMBI
Horário:- 02h30
* Os horários são previsões da Liga das Escolas de Samba de SP e podem sofrer alterações dependendo da duração de cada desfile

4 - Vai-Vai
Samba-Enredo: “Sangue da Terra, Videira da Vida: Um brinde de amor em plena avenida - Vinhos Brasil.”

ABERTURA:
SANGUE DA TERRA

Nasci antes da Escrita e já escreveram bastante a meu respeito. Transformaram-me em predicado, verbo e sujeito de orações que ecoam pelo Infinito.

Benditos frutos que me deram Vida e, com ela, a eterna missão: Celebrar a paz e a união entre homens e nações, uma espécie de porta-voz do Coração.

Lembro-me das Bodas de Caná, cerimônia de casamento entre judeus,Famílias se uniam na alegria, mas, se bebida não havia. Como poderiam celebrar?

Foi quando o Mestre intercedeu, atendendo ao pedido de Maria. A água que enche seis talhas carrega-se em tinta e sabor um doce aroma, então se espalha, e com ele, surpresa e rubor.

Eis que um milagre se encerra diante dos noivos e convidados A água transformada em vinho! Abençoado e purificado, Sou, então, o Sangue da Terra!

Também constam nas Sagradas Escrituras outra passagem interessante: Depois do Dilúvio, quando preservou Criações e Criaturas Noé não se esqueceu de um detalhe importante: Cultivou sementes do trigo e da videira, símbolos de nossa existência, Corpo e Alma que se multiplicaram pela Terra inteira!

II – CELEBRANDO A VIDA

Com a sua mania de explicar, o homem decretou a minha sina. Se não sabia onde era o meu lar, imaginou que eu fosse obra da Criação Divina.

Se tivesse uma pátria, diria que nasci no Oriente. Mas, a verdade é que surgi, simultaneamente, na África, Europa e na Ásia, o maior dos continentes. Os egípcios foram os primeiros a saborear, Gregos e Fenícios me transportaram pelo mar, os Romanos fincaram minhas raízes nos caminhos da sua ânsia de conquistar.

Fui testemunha de uma inusitada disputa de poder. Para surpreender seu convidado e revelar a força do Egito, Cleópatra organizou o maior de todos os banquetes, Tecendo as teias de um flerte com Marco Antonio, já enfeitiçado.

Mandou os criados servirem o que havia de mais saboroso, E para celebrar o início do namoro, colocou no cálice do todo-poderoso. O seu fantástico par de brincos de pérolas e ouro!

III – CÁLICE BENTO

Com a queda dos Romanos, videiras cultivadas por mãos escravas ficaram ao abandono. Nas trevas da Idade Média. Dormi um longo sono e envelheci em barris, meu novo trono. Agora, servia ao Senhor, fazendo parte da Liturgia e da Eucaristia em Seu louvor.

IV - SABOR BRASIL

Chego ao Brasil trazido por mãos portuguesas, com certeza, mas foram os italianos que ouviram os conselhos do Minuano. Semearam as minhas videiras nas altaneiras serras do
Rio Grande do Sul. Cresci admirando esse manto azul que cobre terras amigas, abençoando pobres e ricos, brancos e negros, como na Ceia do Bexiga!

Gregos e romanos começaram uma festa, parecida com essa, celebrando a alegria. Brindemos à nossa gente bamba, à Mitologia do Samba e a esse povo festeiro! Ora, viva o Vinho Brasileiro!

V - A ARCA DO FUTURO

Sou fonte de inspiração: luz, câmera, ação! Arte, energia e emoção. Na tela do cinema nos versos de um poema no calor de uma paixão Sou a harmonia de vários elementos o detalhe de cada sentimento

E preciso de um momento para a sua reflexão, a vida depende do equilíbrio da Natureza e ela, só depende da gente. Levem para a Arca do Futuro e guardem em local seguro todas as provisões que serão legadas às novas gerações. Mas, não se esqueçam de minhas sementes...

Quando estiverem no futuro abrigo
Matando as saudades desse velho amigo
Tenham muita atenção:
Celebrem com alegria,
Mas bebam com moderação.

Saúde, Vai-Vai! 

Um brinde a vida!

Cahe Rodrigues
Carnavalesco

Pesquisa e Roteiro:
Cahe Rodrigues, Marta Queiroz e Cláudio Vieira

Letra do Samba Enredo.

Autores: Zeca do Cavaco, Ronaldinho FDQ, Osvaldinho da Cuíca, Evaldo Rodrigues e Valter Camargo

Intérprete: Nego

Divino eu sou
Sangue da terra, videira da vida
Um brinde de amor transbordo em plena avenida
Cantando um sonho novo
Matriz, escola do povo
Respeite o meu pavilhão

Nasci no Oriente
No manto sagrado me purifiquei
E conquistei egípicios, gregos e romanos
Eu vi vencer a sedução
E a disputa do poder; testemunhei
Dormi um longo sono em porões e barris
Enchi o cálice sagrado
Em seu louvor

No colo do tempo, ao sopro dos ventos
Sob o céu anil
Por brancos e negros, sou abençoado
Sabor Brasil

Na tela do cinema
Eu viajei com emoção
Nos versos de um poema
No calor de uma paixão
A natureza só pede um pouco de reflexão
E na arca do futuro
Lugar seguro me abrigarei
E hoje na folia vamos festejar
Bebam com moderação
Valeu Vai-Vai

Assista vídeo:

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)